Regulação
§ 1. Definições
- Regras e Regulamentos - estas Regras e Regulamentos, que especificam os princípios de celebração de acordos de vendas à distância através da Loja da Internet, os princípios de execução destes acordos, os direitos e obrigações das partes no acordo de vendas à distância e os princípios do procedimento de reclamação. No que diz respeito aos serviços prestados eletronicamente, as Regras e Regulamentos são, respetivamente, as regras e regulamentos referidos no Artigo 8 da Lei sobre a Prestação de Serviços Electrónicos. .2 Cliente - uma pessoa singular com plena capacidade jurídica, uma pessoa colectiva ou uma unidade organizacional sem personalidade jurídica, à qual a Lei confere capacidade jurídica, que celebra um Contrato de Venda à Distância com o Vendedor. .3 Consumidor - uma pessoa singular que efectua um negócio jurídico com o comerciante que não está diretamente relacionado com a sua atividade económica ou profissional. .4 Empresário em nome individual - uma pessoa singular que celebra um Contrato de Venda à Distância diretamente relacionado com a sua atividade empresarial, quando o conteúdo desse Contrato indica que não é de natureza profissional para essa pessoa, em particular resultante do objeto da sua atividade empresarial, disponibilizado com base nas disposições do Registo Central e Informações sobre a Atividade Empresarial. .5 Empresário: pessoa singular, pessoa colectiva ou unidade organizacional que não seja uma entidade jurídica e a quem a lei confere capacidade jurídica, que exerce uma atividade empresarial ou profissional em nome próprio. .6 Vendedor: voltnation sp. z o.o., tel. +48612001170, info@voltnation.pt, NIP 7792541062, REGON 522432824. .7 Endereço da sede social do vendedor: Starołęcka 18, .8 60-105 Poznań, .9 Loja Online - serviço de Internet operado pelo Vendedor, disponível nos seguintes endereços eletrónicos: https://voltnation.pt, através do qual o Cliente pode obter informações sobre os Bens e a sua disponibilidade e adquirir os Bens ou encomendar serviço. .10 Contrato de venda à distância - contrato de venda de Bens / contrato de prestação de um Serviço Digital ou de um Conteúdo Digital (se aplicável), celebrado através da Loja Online. .11 Bens - um bem móvel que o Cliente pode adquirir na Loja Online.
- Serviço Digital - um serviço que permite ao Consumidor: .1 produzir, processar, armazenar ou aceder a dados em formato digital; .2 partilhar dados em formato digital que tenham sido transmitidos ou produzidos pelo Consumidor ou por outros utilizadores do serviço; .3 outras formas de interação através de dados. .3 Conteúdo digital - dados criados e fornecidos em formato digital. .4 Política de Privacidade e Cookies da Loja Online - documento que estabelece as regras pormenorizadas para o tratamento de dados pessoais e a utilização de cookies. A política de privacidade e cookies constitui o Anexo nº 3 aos Termos e Condições e está disponível em https://voltnation.pt/pl/privacy-and-cookie-notice. .5 Suporte duradouro - significa um material ou ferramenta que permite ao Cliente ou ao Vendedor armazenar informações dirigidas pessoalmente ao Cliente de forma a permitir o acesso futuro às informações durante um período de tempo adequado aos fins para os quais as informações são utilizadas e que permite a reconstrução das informações armazenadas de forma inalterada, em particular o correio eletrónico. .6 Formulário eletrónico de encomenda - o procedimento eletrónico de encomenda disponibilizado pelo Vendedor ao Comprador. .7 Formulário eletrónico de devolução - o procedimento eletrónico de devolução disponibilizado pelo Vendedor ao Comprador; disponível em https://voltnation.pt/returns-open.php. .8 Formulário eletrónico de reclamação - o procedimento eletrónico de reclamação disponibilizado pelo Vendedor ao Comprador; disponível em https://voltnation.pt/rma-open.php. .9 Envio de uma encomenda - confirmação de uma encomenda através de um clique no botão "Encomendar e pagar" por parte do Cliente, que é tratado como a apresentação pelo Cliente de uma declaração vinculativa de intenção de celebrar um Contrato de Venda à Distância com o Vendedor. .10 Conta - um conjunto de dados armazenados na Loja Online e no sistema informático do Vendedor relativos a um determinado Cliente e às encomendas por ele efectuadas e aos Contratos de Venda à Distância por ele celebrados, através dos quais o Cliente pode efetuar encomendas, bem como cancelá-las ou alterá-las em tempo útil e celebrar Contratos de Venda à Distância. .11 Opinião sobre o processamento de encomendas ou opinião sobre mercadorias individuais - declarações subjectivas e classificações atribuídas sob a forma de estrelas de 1 a 5. .12 Encomenda de Subscrição - uma encomenda criada automaticamente no âmbito de uma Subscrição. .13 Assinatura - serviço eletrónico que permite a criação automática de Encomendas de Assinatura para Bens específicos, de acordo com a recorrência selecionada pelo Cliente, sem necessidade de efetuar encomendas separadas até à conclusão da Assinatura. .14 Pagamentos recorrentes - são pagamentos geridos pelo serviço de pagamento IdoPay fornecido pelo Operador e executados automaticamente, em ciclos específicos, utilizados para pagar Encomendas de Assinatura com base no consentimento dado pelo Comprador no início da Assinatura (ordem permanente do Titular do Cartão). .15 Operador - IdoPayments sp. z o.o. com sede social em 30 Piastów Avenue, 71-064 Szczecin, inscrita no Registo de Empresários mantido pelo Tribunal Distrital Szczecin-Centrum em Szczecin, XIII Divisão Comercial do Registo Nacional de Tribunais com o número 0000859711, NIP: 8522666251, REGON: 387039893, com capital social: PLN 800.000,00. Endereço para entrega: al. Piastów 30, 71-064 Szczecin, também designada por: "IdoPayments", que é uma instituição de pagamento nacional na aceção do artigo 2.º, n.º 16, da Lei de 19 de agosto de 2011 relativa aos serviços de pagamento (Jornal Oficial de 2020, rubrica 794, com as alterações que lhe foram introduzidas) [a seguir designada: "PSA"]. .16 Cartão - um cartão de pagamento emitido no âmbito dos sistemas Visa ou Internacional ou Mastercard Internacional, autorizado pelos regulamentos desses sistemas a efetuar transacções sem presença física.
§ 2.Disposições gerais
- Tipos e âmbito dos serviços prestados por via eletrónica: .1 celebração de Contratos de Venda em linha - relativamente aos Bens vendidos na Loja Internet, .2 regras de registo e utilização de uma Conta na Loja Internet, .3 adição de opiniões, comentários e classificações - o Cliente pode adicionar uma opinião ou comentário à sua encomenda, .4 envio de e-mails em que o Vendedor confirma a receção de uma encomenda, eventual receção do pagamento, aceitação de uma encomenda para processamento. .2 A utilização da Loja Online é possível desde que o sistema informático utilizado pelo Cliente cumpra os seguintes requisitos técnicos mínimos: .1 navegadores web na versão atual e.g: Firefox Chrome Microsoft Edge .2 qualquer programa de visualização de ficheiros em formato PDF. .3 Os conteúdos colocados nos sítios Web da Loja Online, incluindo as descrições dos Bens e os preços, constituem um convite à celebração de um contrato na aceção do artigo 71º do Código Civil. .4 O Vendedor disponibilizará os presentes Termos e Condições, juntamente com os Anexos, através de um link na página inicial antes, durante e após a celebração de um Contrato de Venda à Distância. O Comprador pode descarregá-los e imprimi-los. .5 Para garantir a segurança da transmissão de mensagens e dados no âmbito dos serviços prestados, a Loja Online adopta medidas técnicas e organizativas adequadas ao grau de segurança dos serviços prestados, nomeadamente medidas para impedir que pessoas não autorizadas obtenham e alterem dados pessoais transmitidos na Internet.
§ 3. Aquisições
- A realização de uma encomenda na Loja Online pode ser feita através de uma Conta ou escolhendo a opção de compra sem registo, caso em que é criada uma conta interna, com base na qual o Cliente pode criar uma Conta. A conta interna mantém-se até que os dados sejam eliminados do sistema ou a Conta seja bloqueada. .2 A compra é efectuada através do preenchimento de um Formulário de Encomenda Eletrónico disponível nas páginas da Loja Online. A seleção dos Bens encomendados é feita adicionando-os ao cesto. O Formulário de Encomenda Eletrónico especifica, entre outras coisas, quais as Mercadorias, a que preço e em que quantidades o Cliente pretende encomendar para o local indicado pelo Cliente. O Cliente adopta as medidas técnicas adequadas em função das mensagens apresentadas. .3 Quando o Cliente tiver introduzido todos os dados necessários, ser-lhe-á apresentado um resumo da encomenda efectuada. O resumo da encomenda conterá informações sobre: os dados de identificação do Vendedor, o objeto da encomenda, o preço unitário e total dos Bens encomendados, incluindo os custos de entrega e outros custos, se existirem, o método de pagamento escolhido, o método de entrega escolhido, o prazo de entrega e os custos. .4 Se o objeto do contrato for o fornecimento de Conteúdos Digitais ou Serviços Digitais que não estejam armazenados num suporte material ou serviços que sejam prestados por via eletrónica ou à distância - o Consumidor, na caixa de verificação adicional necessária para efetuar a encomenda e que se encontra no Formulário de Encomenda Eletrónica, dá o seguinte consentimento "Autorizo a entrega de conteúdos digitais não gravados num suporte material ou o início da prestação do serviço antes de decorridos 14 dias a contar da data de celebração do contrato e reconheço a perda do direito de retratação". O Vendedor confirmará a receção do consentimento acima referido por correio eletrónico. .5 Para efetuar uma Encomenda, é necessário fornecer no Formulário de Encomenda Eletrónico os dados pessoais assinalados como obrigatórios, aceitar o conteúdo dos Termos e Condições, enviar a Encomenda premindo o botão "Encomendar e pagar". .1 O envio de um Formulário de Encomenda Eletrónico pelo Cliente constitui uma declaração vinculativa de vontade de celebrar um Contrato de Venda à Distância, de acordo com o conteúdo dos presentes Termos e Condições. .2 Um Contrato de Venda à Distância considera-se celebrado no momento em que o Vendedor aceita o Formulário de Encomenda Eletrónico, o que é confirmado através da apresentação ao Comprador de uma mensagem confirmando a aceitação da encomenda e fornecendo o número de encomenda. .3 Após a celebração de um Contrato de Venda à Distância, o Cliente recebe uma confirmação da encomenda efectuada sob a forma de uma mensagem de correio eletrónico, que inclui: a confirmação da aceitação da encomenda e a confirmação final de todos os elementos materiais da Encomenda e dos termos e condições gerais do Contrato de Venda à Distância celebrado (Termos e Condições da Loja Online, incluindo os Apêndices n.º 1 e 2), os dados do Vendedor, a responsabilidade do Vendedor pela qualidade do desempenho, sobre os serviços prestados pelo Vendedor após a venda e sobre a forma e os efeitos da rescisão do contrato. As instruções sobre como e quais os efeitos da rescisão do contrato estão incluídas no Anexo n.º 1. .4 Até o Vendedor iniciar o processamento da encomenda: .1 O Cliente pode alterar a sua encomenda utilizando a solução técnica disponível no sítio Web do Formulário Eletrónico de Encomenda e percorrendo novamente todo o caminho da encomenda. A alteração da encomenda é efectuada através de uma nova encomenda que substitui a anteriormente efectuada. Em alternativa, o pagamento efectuado pelo Cliente é liquidado contra a nova encomenda e, em caso de pagamento em excesso, é devolvido à conta bancária a partir da qual o pagamento foi efectuado. .2 O Cliente pode cancelar a sua encomenda selecionando a opção "cancelar encomenda" disponível na página do Formulário Eletrónico de Encomenda. .5 Se o Cliente anular a encomenda, o Vendedor reembolsará o pagamento recebido no prazo de 3 dias úteis. O reembolso do pagamento será efectuado através do mesmo meio de pagamento utilizado pelo Cliente. .6 O prazo de processamento da Encomenda é de 1 a 10 dias úteis a contar da data de celebração do contrato.
§ 4. Pagamento
- A loja online oferece a possibilidade de pagamento por pré-pagamento, . A opção de pagamento diferido é possível em situações acordadas individualmente com o Vendedor. .2 O pagamento das mercadorias pode ser efectuado da forma selecionada no momento da realização da encomenda no Formulário de Encomenda Eletrónico. 3 Os métodos de pagamento por pré-pagamento atualmente disponíveis na Loja Online estão disponíveis em https://voltnation.pt/pl/payments.
§ 5. Entrega
- No Formulário de Encomenda Eletrónico, o Cliente seleciona o método de entrega, assinalando a escolha efectuada. .2 No caso de os Bens não serem recolhidos pelo Cliente, resultando na devolução dos Bens ao Vendedor - o Vendedor pode rescindir o contrato de venda, depois de convocar o Cliente através de uma mensagem de correio eletrónico fornecida durante o processo de compra para executar o contrato. A resolução do contrato é feita através de uma declaração ao Cliente sob a forma de mensagem de correio eletrónico. .3 Na situação indicada no ponto 2, o Vendedor é obrigado a devolver imediatamente ao Cliente o pagamento recebido pelos Bens adquiridos pelo Cliente. .4 Os métodos de entrega atualmente disponíveis na Loja Online estão disponíveis em https://voltnation.pt/pl/delivery.
§ 6. Retirada - Formulário de devolução eletrónico
- O consumidor que tenha celebrado um contrato de venda à distância pode rescindi-lo no prazo de 14 dias, sem necessidade de indicar qualquer motivo. Em caso de rescisão de um contrato de venda à distância, considera-se que o contrato não foi celebrado. .2 Um Empresário individual tem igualmente o direito de rescindir o Contrato nos termos e condições especificados nos n.ºs 6 e 7 do presente documento. Na medida em que o Consumidor é referido nos parágrafos 6 e 7 destes Termos e Condições, entende-se também que significa o Empreendedor Individual. .3 Em caso de resolução do contrato - o Consumidor suporta apenas os custos diretos da devolução dos Bens. .4 A declaração do Consumidor deve exprimir claramente a sua vontade de rescindir o contrato, podendo o Consumidor, nomeadamente .1 utilizar o formulário eletrónico de devolução disponível no site da Loja Online: https://voltnation.pt/returns-open.php. .2 rescindir o contrato utilizando o formulário de rescisão anexado como Anexo nº 2 - enviando-o para o endereço da sede social do Vendedor. .3 O Vendedor confirmará imediatamente, num suporte duradouro, a receção da notificação de retratação do contrato apresentada da forma especificada nos pontos 1 e 2. .5 O envio da notificação antes do seu termo é suficiente para cumprir o prazo. .6 O prazo de resolução do contrato começa: .1 no caso de um contrato em cuja execução o Vendedor entregue os Bens com a obrigação de transferir a sua propriedade - a partir da tomada de posse dos Bens pelo Consumidor ou por um terceiro por ele indicado que não seja o transportador, e no caso de um contrato que .1 inclua uma série de artigos que sejam entregues separadamente, em lotes ou em partes - a partir da tomada de posse do último artigo, lote ou parte; .2 consista na entrega regular do artigo durante um período de tempo determinado - a partir da tomada de posse do primeiro artigo; .2 para outros contratos - a partir da data de celebração do contrato. .7 O formulário da declaração de retratação (anexo n.º 2 às presentes condições) e as informações relativas ao exercício do direito de retratação (anexo n.º 1 às presentes condições) serão transmitidos por via eletrónica. .8 Em caso de resolução do contrato de fornecimento de Conteúdos Digitais ou de Serviço Digital, o Vendedor pode impedir o Consumidor de continuar a utilizar os Conteúdos Digitais ou o Serviço Digital, nomeadamente impedindo-o de aceder aos Conteúdos Digitais ou ao Serviço Digital.
- Em caso de resolução do Contrato de fornecimento de Conteúdos Digitais ou Serviços Digitais, o Consumidor é obrigado a deixar de utilizar esses Conteúdos Digitais ou Serviços Digitais e de os disponibilizar a terceiros. .3 O direito de rescisão de um contrato de venda à distância não se aplica aos contratos indicados no artigo 38 da Lei de 30.05.2014. (Diário das Leis de 2019, item 134) sobre direitos do consumidor, <span>m.</span>em. Contratos: .1 para a prestação de serviços pelos quais o Consumidor é obrigado a pagar o preço, se o Vendedor tiver executado o serviço na íntegra com o consentimento expresso e prévio do Consumidor, que foi informado antes do início da execução que, após a execução do Vendedor, ele perderá o direito de rescindir o contrato e reconheceu isso. .2 cujo preço ou remuneração dependa de flutuações do mercado financeiro sobre as quais o comerciante não tenha qualquer controlo e que possam ocorrer antes do termo do prazo de retratação do contrato; .3 cujo objeto seja um artigo não pré-fabricado produzido de acordo com as especificações do Consumidor ou que sirva para satisfazer as suas necessidades individuais; .4 cujo objeto seja um artigo fornecido numa embalagem selada que não possa ser devolvida após a sua abertura por razões de proteção da saúde ou de higiene, se a embalagem tiver sido aberta após a entrega; ..5 cujo objeto seja gravações sonoras ou visuais ou programas de computador fornecidos em embalagens seladas, se a embalagem tiver sido aberta após a entrega; .6 o fornecimento de conteúdos digitais não fornecidos num suporte material pelo qual o consumidor é responsável pelo pagamento do preço, se o vendedor tiver iniciado a execução com o consentimento expresso e prévio do consumidor, que tenha sido informado antes do início da execução que, após a execução do contrato por parte do vendedor, o consumidor perderá o direito de rescindir o contrato e tenha reconhecido esse facto; ..7 cujo objeto seja um bem perecível ou um bem com um prazo de validade curto e em que o objeto da prestação seja um bem que, pela sua natureza, esteja inseparavelmente ligado a outros bens após a sua entrega; .8 o fornecimento de jornais, periódicos ou revistas, exceto se se tratar de um contrato de assinatura; .9 celebrado em hasta pública; ..10 para o fornecimento de alojamento, exceto para fins residenciais, transporte de mercadorias, aluguer de automóveis, restauração, serviços relacionados com lazer, entretenimento, eventos desportivos ou culturais, se o contrato especificar a data ou o período da prestação do serviço; .11 para o fornecimento de bebidas alcoólicas, cujo preço tenha sido acordado na celebração do contrato de venda, cuja entrega só possa ser efectuada após 30 dias e cujo valor dependa de flutuações do mercado sobre as quais o comerciante não tem qualquer controlo;
§ 7.Efeitos da retirada
- O Vendedor reembolsará o Consumidor, no prazo de 14 dias a contar da data de receção da declaração de resolução do Contrato de venda de um bem, de todos os pagamentos efectuados pelo Consumidor, incluindo os custos de entrega, correspondentes ao método de entrega mais barato proposto pelo Vendedor. .1 O pagamento será reembolsado utilizando o mesmo método de pagamento utilizado pelo Consumidor. .2 Se o Consumidor, para exercer o direito de rescisão, utilizar o Formulário Eletrónico de Devolução, os fundos serão reembolsados através do método escolhido e para a conta bancária fornecida pelo Consumidor. .3 Se o Vendedor não se tiver oferecido para recolher os Bens junto do próprio Consumidor, o Vendedor poderá reter o reembolso do pagamento recebido do Consumidor até ter recebido os Bens de volta ou até o Consumidor ter apresentado prova de devolução, consoante o que ocorrer primeiro. .2 O Vendedor pode propor ao Consumidor a recolha dos Bens pelo próprio Consumidor. No entanto, se o Vendedor não tiver feito tal proposta - o Consumidor deverá devolver os Bens ao Vendedor (ou a uma pessoa autorizada pelo Vendedor a recolhê-los) imediatamente, mas o mais tardar 14 dias após o dia em que rescindiu o contrato. Para respeitar este prazo, basta devolver o bem antes do seu termo. Os bens que o Consumidor devolva devem ser enviados para o endereço da sede social do Vendedor. .3 O Consumidor é responsável por qualquer diminuição do valor dos Bens resultante da sua utilização para além do necessário para verificar a natureza, as caraterísticas e o funcionamento dos Bens. .4 O Consumidor não pode rescindir o contrato se o Conteúdo Digital ou Serviço Digital for fornecido em troca do pagamento de um preço e a falta de conformidade do Conteúdo Digital ou Serviço Digital com o contrato for irrelevante. .5 O Vendedor pode solicitar a devolução do suporte material em que forneceu os Conteúdos Digitais no prazo de 14 dias a contar da receção da declaração de retratação do Consumidor. O Consumidor deverá devolver o suporte imediatamente e a expensas do Vendedor. .6 O Vendedor só é obrigado a devolver o preço na medida em que este corresponda ao Conteúdo Digital ou Serviço Digital não conforme com o contrato e ao Conteúdo Digital ou Serviço Digital cuja obrigação de entrega se tenha extinguido em consequência da rescisão do contrato.
§ 8. Reclamação
- Uma reclamação relativa a um defeito nos Bens ou à não conformidade dos Bens com o Contrato de Venda à Distância celebrado pode ser apresentada: .1 através do Formulário de Reclamação Eletrónico; .2 por escrito para a morada da sede do Vendedor ou por e-mail para info@voltnation.pt. .2 No requerimento, é necessário especificar o defeito que, segundo o Comprador, os Bens apresentam, as reclamações contra o Vendedor e, se possível, documentar o referido defeito e apresentar o comprovativo de compra dos Bens na Loja Online. O Vendedor deve responder à reclamação no prazo de 14 dias após a sua receção. Se o Vendedor não responder no prazo acima referido, considera-se que o Vendedor tomou conhecimento da reclamação. O Vendedor enviará a resposta à reclamação ao Comprador por escrito ou num suporte duradouro. .3 Os passos a seguir pelo Comprador para apresentar uma reclamação, incluindo o método de entrega dos Bens reclamados ao Vendedor, são indicados em várias fases no Formulário de Reclamação Eletrónico. .4 Se o Vendedor considerar a reclamação justificada: os custos de substituição, reparação, incluindo os custos de envio relacionados com a reclamação dos Bens serão suportados pelo Vendedor. .5 O Vendedor é responsável perante o Consumidor, bem como perante o Empresário em Nome Individual, pela não conformidade dos Bens com o Contrato de Venda à Distância ao abrigo dos princípios que resultam da Lei de 30.05.2014 sobre os Direitos do Consumidor. .1 O Vendedor é responsável pela não conformidade dos Bens com o Contrato de Venda à Distância existente no momento da entrega e divulgado no prazo de dois anos a partir desse momento, a menos que o prazo de validade dos Bens, conforme especificado pelo Vendedor, seja mais longo. .2 O Vendedor procederá à reparação ou substituição dos Bens no prazo de 14 dias a contar da data de receção da reclamação. Os custos de reparação ou substituição, incluindo, nomeadamente, os custos de portes de envio, transporte, mão de obra e materiais, ficam a cargo do Vendedor. .3 O Consumidor deve colocar os Bens sujeitos a reparação ou substituição à disposição do Vendedor. O Vendedor procederá à recolha dos Bens a expensas suas. .6 O Vendedor é obrigado a entregar os Bens livres de defeitos e é responsável perante o Empresário pelos defeitos dos Bens adquiridos, nos termos do Código Civil. .7 A entrega do Conteúdo Digital ou Serviço Digital ao Consumidor ou ao Empreendedor Individual deve ocorrer de acordo com os princípios que resultam da Lei dos Direitos do Consumidor de 30.05.2014. .1 Considera-se que os Conteúdos Digitais foram entregues quando os Conteúdos Digitais ou os meios que permitem o acesso aos Conteúdos Digitais ou o descarregamento dos Conteúdos Digitais tiverem sido disponibilizados ao Consumidor ou a um dispositivo físico ou virtual que o Consumidor tenha selecionado de forma independente para o efeito, ou quando o Consumidor ou esse dispositivo tiverem acedido aos mesmos. .2 O Conteúdo Digital será considerado como tendo sido entregue quando o Consumidor ou o dispositivo físico ou virtual que o Consumidor tenha selecionado independentemente para este fim tenha acedido ao mesmo. .3 O Vendedor deverá colocar os Conteúdos Digitais ou o Serviço Digital em conformidade com o contrato no prazo de 21 dias a contar da data em que o Vendedor for informado pelo Consumidor da não conformidade com o contrato e sem inconvenientes indevidos para o Consumidor, tendo em conta a sua natureza e a finalidade para a qual são utilizados. Os custos de colocação do Conteúdo Digital ou do Serviço Digital em conformidade com o Contrato serão suportados pelo Vendedor.
§ 9.Opiniões
- Uma opinião sobre o tratamento de uma encomenda ou sobre um artigo pode ser apresentada durante uma visita à loja online, clicando na interface ao lado do artigo ou clicando na ligação fornecida no e-mail. A inserção de uma opinião é voluntária e gratuita. O cliente só pode apresentar uma classificação por encomenda. .2 Nas classificações, o cliente pode atribuir uma classificação por estrelas de 1 a 5 e acrescentar um comentário verbal limitado a 65535 caracteres. .3 As classificações são armazenadas e apresentadas publicamente no sítio Web da Loja Online, bem como nos sítios Web https://zaufaneopinie.idosell.com e https://trustedreviews.idosell.com. .4 O Vendedor verifica as Opiniões utilizando o endereço de correio eletrónico que foi utilizado durante o processo de compra dos Produtos em questão. Uma Opinião colocada por uma pessoa utilizando o endereço de correio eletrónico que foi utilizado no processo de compra - é assinalada no site da Loja com o comentário "opinião confirmada por compra". Qualquer outra Opinião é assinalada como "opinião não confirmada por uma compra". .5 O Vendedor pode publicar Opiniões sobre os Bens em questão a partir das suas outras Lojas Online. .6 O Vendedor não modificará as Opiniões no que diz respeito ao seu conteúdo ou às estrelas atribuídas. .7 O comprador é o único e independente responsável pela sua opinião. O Vendedor reserva-se o direito de apagar uma Opinião Online em conformidade com a lei e com os presentes Termos e Condições. .8 É proibido o envio de informações falsas, enganosas, vulgares, agressivas, ofensivas ou manifestamente imorais. É igualmente inaceitável o carregamento de conteúdos ilícitos, que infrinjam os direitos de terceiros ou que constituam concorrência desleal. .9 O Cliente compromete-se a não colocar conteúdos que contenham links para sítios externos de carácter promocional ou publicitário ou que contenham dados pessoais de terceiros. .10 A pedido expresso do Cliente, o conteúdo da Classificação pode ser ocultado aos outros utilizadores da Loja, mas a classificação por estrelas atribuída será incluída na classificação global da Loja e dos Bens.
§ 10. Propriedade intelectual
- O Cliente declara que não é titular de quaisquer direitos, incluindo direitos de autor ou direitos conexos sobre as avaliações e declarações por si publicadas, exceto o direito de utilizar a Loja Online da forma especificada nos Termos e Condições. O Cliente não tem direito a qualquer gravação, reprodução, disponibilização, divulgação ou distribuição do conteúdo, exceto se tal direito resultar das disposições legais ou dos Termos e Condições. .2 O Cliente não está autorizado a interferir de forma alguma com o conteúdo, nomeadamente não está autorizado a interferir com o conteúdo, estrutura, forma, gráficos, mecanismo de funcionamento ou outros elementos da Loja Internet. .3 O Cliente, ao colocar Opiniões na Loja Online, que constituem obras na aceção da Lei de 4.2.1994 sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos - concede ao Vendedor uma licença não exclusiva e gratuita, ilimitada em termos de tempo e território, para utilizar estas obras pelo Vendedor, juntamente com o direito de conceder uma sub-licença, que inclui a disponibilização da obra ao público de tal forma que todos possam ter acesso a ela num local e hora escolhidos individualmente por eles (a Internet). A licença é concedida em relação a todos os domínios de exploração conhecidos no momento da sua concessão, em especial aos seguintes domínios de exploração: .1 no âmbito da gravação e multiplicação da obra por qualquer técnica - em especial por meio de impressão, reprografia, gravação magnética, técnicas digitais, ou seja, por meio de qualquer técnica em qualquer suporte, e .2 no âmbito da duplicação da obra por meio de qualquer técnica em qualquer suporte. utilização de qualquer técnica em qualquer suporte audiovisual ou visual, nomeadamente em discos audiovisuais, CD, discos de computador, numa rede multimédia, incluindo a Internet e serviços em linha conexos, e multiplicação, gravação, utilização na Internet, publicidade, multiplicação da gravação em formato eletrónico na memória do computador e em redes internas e externas, ..2 utilização da totalidade ou de partes da obra ou de quaisquer elementos da mesma, com possibilidade de modificação devido à natureza do suporte em linha pertinente - em todas as publicações, nomeadamente em linha, digitais, boletins informativos e informações, isoladamente ou em combinação com outras obras ou partes da mesma; utilização total ou parcial para efeitos de promoção e publicidade, nomeadamente sob a forma de publicidade audiovisual, áudio e nos meios de comunicação social .3 comércio do original ou dos exemplares em que a obra foi fixada - comercialização, empréstimo, locação do original ou dos exemplares, .4 divulgação da obra de uma forma diferente da acima especificada - execução pública, exposição, exibição, reprodução, radiodifusão e retransmissão, bem como a colocação da obra à disposição do público de modo a que todos possam ter acesso à mesma no local e no momento por eles escolhidos, .5 utilização das obras para fins promocionais e de marketing; .4 A supressão da Conta pelo Cliente ou das Opiniões nos termos da secção 9, ponto 8, não afecta a validade da licença acima mencionada.
§ 11. Regras de venda do modelo de subscrição
- O Vendedor pode fornecer ao Comprador um serviço eletrónico sob a forma de Assinatura. .2 A utilização da Assinatura permite a entrega cíclica de Mercadorias selecionadas, com a periodicidade indicada pelo Cliente, sem necessidade de efetuar novas encomendas até à conclusão da Assinatura. O pagamento da Assinatura é efectuado exclusivamente através do mecanismo de Pagamento Cíclico e apenas através de um Cartão. .3 A anulação da subscrição de um Cartão numa Assinatura faz cessar a Assinatura. .4 As transacções ao abrigo dos Pagamentos Cíclicos só serão processadas mediante registo prévio do Titular do Cartão junto do Operador (ou da entidade através da qual o Operador processa as Transacções). O registo servirá para autenticar que o Cliente que encomenda o Pagamento Cíclico é o legítimo titular do Cartão a ser debitado. Antes do registo do Cartão no site da Transação, o Cliente deve dar o seu consentimento para a cobrança regular, iniciando o serviço de Pagamento Cíclico. O consentimento é guardado no serviço do Operador. .5 O Comprador cria uma Assinatura selecionando esta forma de compra no Formulário de Encomenda Eletrónica. Uma confirmação da criação da Assinatura é enviada imediatamente para o endereço eletrónico do Comprador indicado aquando da primeira Encomenda de Assinatura. .6 O Cliente gere a Assinatura através da Conta de acordo com as opções disponíveis. .7 A Assinatura tem uma duração indeterminada. .8 O Cliente pode rescindir a Assinatura em qualquer altura. A rescisão da Assinatura pelo Cliente equivale à revogação do seu consentimento para a cobrança posterior de pagamentos recorrentes. Neste caso, não será criada mais nenhuma Ordem de Assinatura. Em caso de rescisão da Assinatura após a data indicada no e-mail referido na cláusula 11, a Ordem de Assinatura em curso será processada em último lugar.
a). A Assinatura é terminada pelo Comprador selecionando a opção "Terminar Assinatura" nas definições da respectiva Assinatura, que estão disponíveis depois de o Comprador iniciar sessão na sua Conta. b). O Comprador pode também rescindir a Assinatura através de contacto por e-mail com o pessoal da loja em info@voltnation.pt. .2 O Vendedor tem o direito de rescindir a Assinatura, do qual informará o Comprador por e-mail ou por contacto telefónico com pelo menos 7 dias de antecedência. Nesta situação, os fundos do Cartão não serão retirados e não serão criadas mais Ordens de Subscrição. .3 O Vendedor tem o direito de alterar os preços dos Bens durante a Assinatura, o que será comunicado ao Comprador na correspondência eletrónica referida no ponto 11. 11. .4 O Vendedor envia uma mensagem de correio eletrónico ao Comprador sobre a criação da Ordem de Subscrição com o seu objeto, quantidade, preço (incluindo a alteração de preço, caso tenha ocorrido), data de execução e a data prevista para o levantamento de fundos do Cartão - o mais tardar 3 dias antes do levantamento de fundos do Cartão. Além disso, o Vendedor informa o Comprador da possibilidade de rescindir a Assinatura, anexando uma hiperligação que conduz às definições que permitem a rescisão de uma determinada Assinatura a partir do nível da Conta de Cliente e a data até à qual essa rescisão será efectiva. Se a Assinatura for rescindida após a data indicada na mensagem de correio eletrónico, a rescisão produzirá efeitos para as Encomendas de Assinatura subsequentes. Isto significa que a Assinatura será terminada, mas a Ordem de Assinatura atual será a última a ser cumprida. .5 Se uma tentativa de débito do Cartão não for bem sucedida, o Cliente será notificado por correio eletrónico de que o pagamento não pode ser cobrado. As razões possíveis para a impossibilidade de debitar o pagamento são: ausência de fundos no Cartão, expiração do Cartão ou problemas técnicos. .6 A caducidade do Cartão associado à Assinatura ou a impossibilidade de autorizar uma ordem de pagamento por outros motivos implicará a rescisão da Assinatura. .7 A encomenda de uma Assinatura só será executada depois de o Cartão ter sido debitado com sucesso. .8 A rescisão da Assinatura implica a rescisão imediata do contrato de venda dos Bens.
§ 12. Disposições finais
- Os presentes Termos de Utilização entram em vigor a partir de 2022.09.01. .2 Caso alguma das disposições dos presentes Termos de Utilização seja alterada ou invalidada por decisão de uma autoridade ou tribunal competente, as restantes disposições dos presentes Termos de Utilização manter-se-ão em pleno vigor e efeito e serão vinculativas para o Vendedor e para o Cliente. .3 O Vendedor reserva-se o direito de alterar os presentes Termos e Condições. Quaisquer acordos celebrados antes da data efectiva dos novos Termos e Condições serão executados com base nos Termos e Condições que estavam em vigor na data de celebração do acordo. .4 A lei aplicável à resolução de litígios relacionados com os Termos e Condições é a lei da Polónia. Estes litígios serão resolvidos pelo tribunal comum competente a nível local. O Cliente, que é um Consumidor, pode também recorrer a meios extrajudiciais para o tratamento de queixas e apresentação de reclamações. Todas as informações sobre as formas extrajudiciais de tratamento de queixas e de apresentação de reclamações podem ser obtidas no sítio Web do Gabinete da Concorrência e da Defesa do Consumidor em: www.uokik.gov.pl. Ao mesmo tempo, gostaríamos de informar que os procedimentos indicados são de natureza voluntária e ambas as partes devem concordar com eles. .5 Com base no Regulamento (UE) n.º 524/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de maio de 2013, informamos que está disponível uma plataforma de resolução de litígios em linha entre consumidores e comerciantes a nível da UE (plataforma RLL) em http://ec.europa.eu/consumers/odr. A plataforma RLL é um sítio Web de balcão único para consumidores e comerciantes que procuram a resolução extrajudicial de um litígio relativo a obrigações contratuais decorrentes de um contrato de venda ou de prestação de serviços em linha.
§ 13. Anexo 1 - Informações sobre o exercício do direito de retratação
- O consumidor e o empresário individual têm o direito de rescindir o contrato nas seguintes condições: .1 no caso de um contrato de venda, a partir do dia em que o consumidor toma posse dos bens ou em que um terceiro, diferente do transportador e indicado pelo consumidor, toma posse dos bens O prazo de retratação expira ao fim de 14 dias: .1 no caso de um contrato de venda, a partir do dia em que toma posse dos bens ou em que um terceiro, distinto do transportador e por si indicado, toma posse dos bens; .2 no caso de um contrato que preveja a transferência de propriedade de vários bens entregues separadamente, a partir do dia em que toma posse do último bem ou em que um terceiro, distinto do transportador e por si indicado, toma posse do último bem; .3 no caso de um contrato que preveja a transferência de propriedade de bens entregues em fracções ou partes, a partir do dia em que o adquirente toma posse da última fração ou parte ou em que um terceiro, distinto do transportador e indicado pelo adquirente, toma posse da última fração ou parte; ..4 no caso de contratos de entrega regular de bens durante um período de tempo definido, a partir do dia em que adquire a posse do primeiro bem ou em que um terceiro, distinto do transportador e por si indicado, adquire a posse do primeiro bem; .5 no caso de contratos de prestação de serviços ou de conteúdos digitais que não sejam fornecidos num suporte material, a partir do dia da celebração do contrato. .2 Para exercer o seu direito de retratação, deve informar-nos, a saber voltnation sp. z o.o., Starołęcka 18, 60-105 Poznań, tel. +48612001170, info@voltnation.pt da sua decisão de rescindir o presente contrato através de uma declaração inequívoca (por exemplo, uma carta enviada por correio, fax ou correio eletrónico). .3 Pode utilizar o modelo de formulário de resolução, mas não é obrigatório. .4 Poderá também preencher o Formulário de Devolução Eletrónico disponível no site da Loja Online: https://voltnation.pt/returns-open.php. Se utilizar esta opção, enviar-lhe-emos sem demora um aviso de receção do seu aviso de retratação num suporte duradouro. .5 Para respeitar o prazo de retratação, basta que envie a sua comunicação relativa ao exercício do seu direito de retratação antes do termo do prazo de retratação.
- Se o comprador rescindir o presente contrato, reembolsaremos todos os pagamentos recebidos do comprador, incluindo os custos de entrega dos bens (com exceção dos custos adicionais resultantes da escolha de um tipo de entrega diferente do tipo de entrega normal menos dispendioso oferecido pelo comprador), sem demora e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias a contar do dia em que formos informados da decisão do comprador de exercer o seu direito de rescisão do presente contrato. O reembolso do pagamento será efectuado através do mesmo meio de pagamento utilizado na transação original, salvo acordo expresso em contrário. .3 No caso de contratos que envolvam a transferência de propriedade de bens e em que não nos tenhamos oferecido para recolher os bens em caso de retratação, o reembolso será retido até termos recebido os bens ou até que o cliente nos tenha apresentado uma prova de devolução, consoante o que ocorrer primeiro. .4 Envie o artigo devolvido para: voltnation sp. z o.o., Starołęcka 18, 60-105 Poznań, imediatamente e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias a contar do dia em que nos informou da sua rescisão do presente contrato. O prazo é cumprido se o artigo for devolvido antes do termo do período de 14 dias. Os custos diretos da devolução do artigo ficam a cargo do cliente. .5 Devido ao peso e às dimensões dos bens, em caso de retratação - a devolução dos bens pode implicar custos mais elevados do que os custos normais de envio. Se pretender utilizar um serviço de correio rápido, poderá ser necessário enviar a encomenda numa palete, o que é mais dispendioso do que a entrega postal normal.